Páginas

28 de maio de 2012

As Cores da Saúde








" Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista  e boas para o alimento... ". Gênesis 2:9.

Este é um tema agradável de abordar: AS CORES DA SAÚDE. 
Verde, vermelhos , amarelos, alaranjados, roxos, e tantas outras nuances, todos criados por Deus com o propósito de atrair o homem e ao mesmo tempo oferecer-lhe prazer ao ver, cheirar e degustar o alimento. Por trás dessas cores estão substâncias benéficas à saúde.
O livro de Gênesis fornece-nos importantes razões para usar esses alimentos. " Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para o alimento. " Gênesis 2:9, 1º parte. O amor de Deus manifestou-se na sua preocupação em criar para o homem o melhor alimento, belo, atraente, colorido, cheio de aromas e sabores, oferecendo-nos provisão e prazer para a vida.

PARE! MEDITE E ORE.

Quando olhar para uma melancia, manga, banana amadurecida no cacho naturalmente, mamão , tomate, cebola e outros alimentos, você já agradeceu a Deus pela bondade dEle em disponibilizar todos esses alimentos? Faça isto agora, reconheça o amor manisfesto nessas bençãos. Fale para Ele em liguagem simples, mas de coração.

VERDE: Ao tomar um suco à base de folhas ou comer uma salada de vegetais verdes, recebemos diversos nutrientes, como ferro, ácido fólico, vitamina k e outros carotenóides.
Diversos alimentos oferecem ferro: é o caso da couve. do brócolis, do espinafre, do pimentão verde. Outras fontes de ferro são os feijões, o açaí e a uva roxa. Um detalhe importante: para que a absorção de ferro aconteça, é necessária a associação com vitamina C. Isso é fácil de resolver, utilizando alimentos que contenham essa vitamina. Ex: limão, leranja, acerola, tomate, pimentão, uva, abacaxi. Receita deliciosa é o suco de açaí com laranja ou acerola.

AMARELO: Alimentos com essa coloração contém betacaroteno, que tranaforma a vitamina A em nosso organismo, que fica reservado no fígado para ocasiões de necessidade. Podemos citar a manga, o melão, a cenoura,  abóbora.Esse pigmento também está presente na couve e no pimentão, sob a cor mais intensa, que é o verde. A vitamina A é indispensável pela saúde da pele, dos olhos e dos cabelos, além de combater os radicais livres.

VERMELHO:A cor vermelha revela a presença e outra substância antioxidante: o licopeno. Ele existe em maior concetração no tomate e na melancia, mas também pode ser encontrado no mamão, no pimentão vermelho e no morango. Estudos recentes demonstram o efeito protetor dessa substância para próstata.

VERMELHO ARROXEADO:Essa cor define o grupo que contém antocianinas, poderosos antioxidantes com ação inibidora da formação de coágulos sanguíneos e consequentemente efeito benéfico sobre as doenças cardíacas. É o caso da uva, ameixa, berinjela e beterraba.

BRANCO: Nossas refeições também devem contemplar vegetais brancos, como alho, cebola, nabo, rabanete.O alho contém alicina, substnâcia com capacidade de reduzir a pressão arterial. Os alimentos que apresentam cor branco-esverdeada contém flavonóides, elementos que possuem ação antioxidante, preventiva do envelhecimento celular.

As cores são indicativas também do grau de maturidade de uma fruta ou hortaliça, ponto em que seu sabor e valor nutririvo estão no máximo.
É importante lembrar que nós comemos o que compramos.Se não comprarmos um alimento e o colocarmos na nossa cozinha, ele jamais será consumido, por isso, dê uma olhada em sua cozinhae encha-a de alimentos naturalmente coloridos,que originalmente protegem seu corpo e sua saúde.
PARE! Que tipo de alimento você tem levado para dentro de sua casa?

2º SEE

8 comentários:

Alice Martelo disse...

Olá Vera.
Sou BU 2229 e vim te visitar e seguir.
Adorei seu blog. Seus trabalhos e dicas.
Vem seguir também meu bloguinho bebé.
http://mimosdemae.blogspot.com
Beijinhos
Maria

Alice Martelo disse...

Olá Vera.
Sou BU 2229 e vim te visitar e seguir.
Adorei seu blog. Seus trabalhos e dicas.
Vem seguir também meu bloguinho bebé.
http://mimosdemae.blogspot.com
Beijinhos
Maria

Mig&Meg disse...

Olá!! Passamos por aqui e ficamos felizes em ver o link para o Blog da Turminha Mig&Meg! :)
Seu blog é muito lindo! Um super abraço! Deus te abençoe!
www.blogmigmeg.blogspot.com

Blog SuReAll disse...

Oiii

Com certeza Deus é maravilhoso e dá tantas coisas pra gente neh

Muito obrigada pela visita *---*

Já estou te seguindo

Bjinhos

Renata

Unknown disse...

Olá verinha !!
obrigada pela visitinha e por me seguir, fiquei muito feliz.
estou aqui aqui para retribuir.
bejokas

Ana Cristina disse...

Oi, Verinha!
Vim conhecer o blog. que legal este esquema das cores, vou observar mais!! Já estou te seguindo, também sou BU 677.
Um grande abraço
anacristinaschardosim.blogspot.com.br

Oli disse...

Oi amiga!

Divulguei seu link no meu blog através da indicação de selinho que ganhei das amigas Taty e Cris.
Venha dar uma olhadinha!

Beijokas

Oli

Carla Melo disse...

Oi Verinha sou de Pernambuco também e fico muito feliz de encontrar uma conterrânea, adorei seu blog espero que possa fazer uma visitinha lá no meu cantinho.

Deus te abençoe!!

http://ateliedalolita.blogspot.com